O que é o Remapeamento da ECU?

Tempo de leitura: 3 minutos

A ECU (Eletronic Control Unit) é a parte mais importante de todo sistema de injeção eletrônica, é um processador de dados avançado que recebe todas as informações dos sensores, analisa, compara à parâmetros pré estabelecidos e finalmente comanda todos os atuadores para manter o motor em funcionamento nas mais diversas condições com a melhor eficiência possível.

A programação original da ECU é realizada na fábrica após vários testes de mapas até chegar ao melhor ajuste para atender as normas de poluição, restringir à entrega de potência e limitar a velocidade final para atender a legislação.

Na reprogramação da ECU todos estes parâmetros são modificados com o objetivo de aumentar a entrega de torque e potência em determinadas situações e faixas de rotação, podem ser retiradas as restrições e bloqueios originais de fábrica e também adequar o funcionamento do motor aos upgrades mecânicos instalados. Filtros e escapes esportivos trazem maior desempenho, desde que o gerenciamento eletrônico esteja equalizado.

Muitos pilotos sentem a  necessidade de aumentar a performance de suas máquinas através da instalação desses equipamentos, e  para ter o correto aproveitamento do desempenho  precisam de uma nova programação do sistema de injeção eletrônica para deixar todo o conjunto em equilíbrio.

O desenvolvimento de um novo mapa direto software da ECU é um processo extenso e delicado, pois todas as modificações precisam ser realizadas com muito critério e testadas à exaustão, para garantir que o aumento de desempenho será linear e que não haverá riscos de quebra para nenhum componente mecânico original, por isso é preciso avaliar bem a estrutura, conhecimento técnico, filosofia, processos utilizados e transparência nos resultados apresentados por uma empresa de Remapeamento que deve ser adequados ao perfil dos clientes.

O resultado final da reprogramação de ECU é uma moto mais rápida em qualquer situação, com maior poder de aceleração em  toda a sua faixa de utilização, ganhos de torque e potência são percebidos pelo piloto já nos primeiros comandos ao acelerador, e com a retirada das restrições de velocidade de alguns modelos é possível aumento muito significativo de velocidade máxima. Mesmo com o notável ganho de desempenho, em baixas e médias rotações o funcionamento da moto é muito linear e a entrega de torque e potência gradativa, o que faz o consumo nesta situação ser próximo ao original, pois após o remapeamento é possível manter a mesma velocidade anterior usando menos curso do acelerador.

A ECU Xtreme dispões de todos os equipamentos, para reprogramar em poucas horas a maioria das ECUs de motos disponíveis no mercado. Utilizamos um dinamômetro de rolo inercial para simular as condições de funcionamento da moto, assim podemos desenvolver um produto que supere as expectativas dos consumidores em todas as situações de uso. Você pode saber sobre alguns motivos que tem sido destaque e  tem atraído um grande número de clientes para realizar o Remapeamento de suas motos em todo o Brasil.

Se você deseja saber mais detalhes sobre a nossa reprogramação de ECU ou sobre os resultados que conseguimos entregar para nossos clientes entre em contato conosco, ou acessa a nossa Loja Virtual.